01 outubro, 2012

Resenha Amanhã Você Vai Entender de Rebecca Stead

Resenha postada em Artigos em geral


Amanhã Você Vai EntenderA jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em Amanhã você vai entender, seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela finalmente percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender.
_________

Para começo de conversa, as primeiras páginas do livro podem ser pem confusas. Ela não começa a história do início (mesmo que a definição de início desse livro seja um pouco diferente), mas de um ponto depois dos acontecimentos. Mas eu digo: não desista do livro pelo começo, dê uma chance a ele. É incrível.

Já faz umas semanas que eu estou com ele, mas ainda me lembro da história - especialmente depois de dar uma olhadinha na parte em que... bom, eu não vou falar.

Miranda é uma menina que vive com seu melhor amigo Sal. A vida dela é inteiramente normal, sem nada de estranho acontecendo. A mesma rotina, os mesmos detalhes de sempre. Até que um dia, quando ela e Sal passavam na rua, um dos garotos que ficava na garagem, sem motivo nenhum, bate em Sal. Miranda e ele saem correndo, Sal se tranca no apartamento (os dois moram no mesmo prédio) e não fala mais com ela.

Bem, é assim que ela conta que as coisas ficam estranhas.

Alguns dias depois, em uma sexta-feira, Miranda chega em casa e a porta está destrancada, e quando sua mãe chega e ela conta o fato, a mãe  e Miranda vão descobrir que a chave reserva que fica escondida na mangueira sumiu.. Na segunda, ela descobre o primeiro bilhete:

M: Isso é difícil. Mais difícil do que imaginei, mesmo com sua ajuda. Mas tenho treinado, e a preparação vai bem. Estou vindo para salvar a vida de seu amigo, e a minha.  Peço dois favores. Primeiro, você precisa me escrever uma carta. Segundo, por favor, lembre-se de mencionar onde fica a chave de sua casa. Essa é uma viagem difícil. Não serei eu mesmo quando encontrar você. (Pág. 71)

E aí está a coisa toda: quem escreveu o bilhete? Como esse alguém colocou o bilhete lá? Como essa pessoa sabia onde estava a chave reserva da casa (deve ser a mesma pessoa para poder entrar na casa) e ainda pede para dizer onde está?

Amanhã você vai entender é um livro muito, muito diferente. Pode até parecer, mas ele não foca exatamente no mistério, mas no que acontece à Miranda. Claro, o que cerca os bilhetes é muito importante, mas ela também conta um pouco de como certas coisas acontecem.

O livro é incrivelmente simples, realista. Não trata as coisas do modo fantasioso, mas de algo simples, sem complicações, pois, no fim das contas, Miranda tem doze anos, e com doze anos ainda se é uma criança (ou pré adolescente).

Mas, leiam. É muito legal mesmo. Você, quando começa a ler, tem um suspeito, e, se quer saber, é ele mesmo. Só que de um jeito diferente... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...