15 maio, 2012

Resenha O filho de Netuno de Rick Riordan

O filho de Netuno, segundo livro da série Os Heróis do Olimpo, foi escrito por Rick Riordan. Editora Intrínseca, 432 páginas.


"Em O Filho de Netuno, Percy está confuso após acordar de um longo sono e não sabe muito mais que o próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus sua, mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de meios-sangues, mas surpreendentemente o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth."



Em "O Filho de Netuno", o herói de Percy Jackson e os Olimpianos está de volta, com mais problemas e muitas confusões.

O livro se passa, pelo que eu entendi, OITO meses depois de "O Herói Perdido". Depois de ver a história pelo ponto de vista de três dos sete semideuses da Segunda Grande Profecia, vamos aos outros três (quem será o último?).

Depois de ser perseguido pelas górgonas, encontrar com uma deusa hippie mendiga; com a ajuda de Hazel e Frank, Percy Jackson, completamente desmemoriado ingressa no Acampamento Júpiter sob suspeitas. Afinal, porque em um acampamento romano espíritos o chamariam de grego?

Mas as coisas pioram (muito!) quando, depois de uma espécie de captura à bandeira romana (bem legal, eu adorei!), Marte (ou Ares, chame como quiser) aparece para todo o acampamento anunciando uma nova missão, e uma guerrinha de nada dali a cinco dias. Então, lá vamos nós de novo mais uma vez acompanhar semideuses numa viagem louca. E desta vez é até o Alasca - a terra além do alcance dos deuses.

Tudo bem, eu AMEI esse livro!! É tão bom que dá vontade de gritar - mesmo que eu tenha me contentado com pulos e gritinhos! A história é muito bem construída, embora eu tenha sentido uma diferença com relação aos outros livros de Rick Riordan. Acho que é pelo fato de não aparecer o Acampamento Meio-Sangue que tanto ouvimos falar ou de um instrutor - no lugar de Quíron está a chata da Reyna. Não, mentira, ela nem é tão chata assim.

E os personagens... Hazel tem treze anos e um passado obscuro (não vou contar qual é, óbvio), mas é uma menina doce e boa lutadora, e está sempre disposta a ajudar. Eu gostei dela, de verdade.

Frank é todo desajeitado, corpulento e vive desanimado com a própria vida, torcendo para que seja filho de Apolo, pois sua principal arma é o arco e flecha; e ele me lembrou um pouco do Grover.

Percy agora não é mais aquele garoto que ingressou no Acampamento Meio-Sangue, agora tem 16 anos, é corajoso e bom lutador, leal até dizer chega, com uma única lembrança: Annabeth.

"(...) ele não estava disposto a partilhar sua única lembrança clara: o rosto de Annabeth, os cabelos louros e os olhos cinzentos, a maneira como ela ria, abraçava-o e o beijava sempre que ele fazia algo idiota." - Percy, pág. 35

Um ponto é que não tem muito do humor sarcástico de Riordan. Claro que ainda tem bastante de suas tirada engraçadas, mas diminuiu um pouco. O começo do livro não foi rápido como em "O Herói Perdido", demorou um pouco até chegar à parte legal. E tiveram dois pontos em que eu consegui me decepcionar:

1 - Espíritos de grãos do mal. Quer dizer, agora o trigo-lutador consegue sequestrar pessoas? Meu Deus, isso não foi nada legal. Foi tosco. E nem entra na minha cabeça.

"Hazel era especialista em esquisitices. Vira a mãe ser possuída por uma deusa da terra. Criara um gigante de ouro. Destruíra uma ilha, morrera e retornara do Mundo Inferior. Mas ser sequestrada por um campo de mato? Isso era novidade." - Hazel, pág. 184

2 - Depois da deterioração da geleira, o Percy simplesmente aparece o nada! Qual é, cadê a emoção?!!! Isso me deixou muito fora.

Mas, enfim, LEIAM. No total esse livro é ótimo, e eu mal consigo esperar para ler "A Marca de Atena"! Espero que seja infinitamente maravilhoso - com o reencontro de Percy e Annabeth, que eu esperava para este livro, com a viagem para Roma (que pretende muiitas surpresas), com o possível resgate de Nico (eu não deveria ter mencionado isso, não é mesmo?), e... quais serão os problemas que a Annabeth vai causar nessa viagem? E que presente louco que é esse que ela ganhou de Atena e que vai dar tanta confusão?( <- SPOILER). AHHH, eu vou surtar completamente!

Isso vai ser maravilhoso - assim espero!
________________

PS. 1
Eu já vi o vídeo em que o Riordan lê o primeiro capítulo de A Marca de Atena!!! Se quiserem, acessem no site oficial: http://percyjacksonbr.com/rick-riordan/rick-riordan-le-primeiro-de-the-mark-of-athena/

PS. 2 (ISSO É UM SPOILER)
O Percy perdeu mesmo a Marca de Aquiles quando atravessou o Pequeno Tibre! - estou pasma!

2 comentários:

  1. Ahh mas eu amei tanto esse livro! E nem concordei com seus 'pontos negativos' não ;P
    Sou apaixonada por Rick e Percy ♥
    Mas ótima sua resenha ;)

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,
      Eu também amo os dois, mas o trigo-lutador eu não consegui engolir. Triste.

      Bjo, Nat ^^

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...