27 maio, 2012

Resenha A jornada de Erin E. Moulton

A jornada foi escrito por Erin E. Moulton. Editora Novo Conceito, 200 páginas.

Sinopse:
"A história de quatro irmãs e uma viagem para salvar uma vida. Ao nascer fraquinha, com a vida em risco, Lily desperta em suas irmãs uma necessidade de providências.Tocadas pela tristeza que abate a família, elas se arriscam em uma jornada de aventuras e situações incomuns. Entre florestas, quedas d'água, pântanos, barulhos assustadores e caçadores, as meninas lutam pela própria vida enquanto buscam a água milagrosa que deverá salvar sua irmã."



_________________

Maple T. Rittle é uma menina de nove anos, e mora numa cidadezinha com o pai, a mãe grávida e suas duas irmãs: Dawn, a mais velha de onze anos, e Beetle, a irmã mais nova. Certa noite, enquanto Maple e Dawn arrumavam suas abóboras para o Halloween, a mãe, sentindo fortes dores, é levada ao hospital, onde dá à luz à Lily, a quarta irmã. Mas Lily nasceu prematura, e o coração não bate forte. Não há muita esperança de vida para ela.

"De repente, tudo fica quieto por um instante, e eu ouço a mamãe. Ouço minha mãe como se sua voz saísse de um longo túnel, o som começa como um gemido lento, e vai ficando mais e mais alto. Saio correndo, antes mesmo de sentir minhas pernas, porque eu também estou olhando direto para Dawn, e seus olhos me dão a certeza de que tem algo muito errado acontecendo Acho que nunca nada me pareceu tão errado na vida. Dawn dispara na minha frente. As solas de seus sapatos piscam como a cauda aveludado de um cervo."   Pág. 18

Na manhã seguinte, a avó conta a Beetle, Dawn e Maple o que aconteceu e todas ficam desanimadas, tristes. Porém, existe uma história que a mãe contava para Maple sobre a Senhora dos Desejos, ou Mulher Sábia, que realizava milagres cantando uma canção, recolhendo um pouco de água do lago na Península State Park  e lendo as inscrições no fundo. Maple imagina que essa água poderia curar Lily, e, naquela mesma noite, se arruma toda para às quatro da manhã ir ao lago e ajudar Lily.

"A Senhora dos Desejos
Sabe bem como ajudar.
No meio da tempestade,
Recolha a água da fonte,
Água pura lá do monte.
 
Quando o revés aparece,
E você se vê perdido,
A resposta ela conhece."   Pág. 26

Quando está na sala, quase saindo de casa, Dawn aparece para tentar impedi-la, porque não acredita nessa história de milagre, mas elas acabam acordando Beetle, que começa a chorar e acorda a vó. Dawn e Maple se escondem atrás do sofá, enquanto a senhora se acomoda com Beetle no colo e conta uma história, sobre um tio-avô e seu cão Remington, que depois de um ataque de uma leoa das montanhas sobreviveu com a água. A avó sai da sala, mas consegue flagrar Maple e Dawn quase saindo, e as manda para o quarto.

Maple acha que está tudo perdido quando Dawn entra em seu quarto, poucos minutos depois da vó tê-las mandado para seus quartos, dizendo que agora acredita na Mulher Sábia e que vai ajudá-la a encontrar o lago. Elas saem de casa, pegam uma canoa e começam a jornada...

A jornada foi um livro completamente diferente. Ele não é cheio de detalhes e minucioso como todos os outros sobrenaturais. Na verdade, ele nem é sobrenatural. É narrado por Maple, então tem toda a simplicidade  de uma menina de nove anos, seus pensamentos, sua originalidade. Ela tem uma imaginação fértil, sempre destemida e focada em seu objetivo de conseguir salvar Lily.

Essa fraternidade, o amor de irmã para irmã que torna o livro especial. Não há aquela maldade, o amor de adolescente, a atração mostrada nos livros juvenis; porque Maple é criança, não inocente, mas ela e Dawn mostram a parte real da infância, aquela que ficou perdida há algum tempo, quando um problema era simples, por menor que fosse, pois não havia tantos e tantos poréns como hoje. Não tem sentimento de futilidade, egoísmo, coisas ruins.

A história é incrível, e, lendo, eu consegui me lembrar de quando eu era menor (mais nova, ainda sou "menor") e sonhava em ter uma aventura dessas, saindo à procura de algo importante e maravilhoso. Maple teve isso, mas a jornada no início de mostrou não tão difícil, mas que foi seguindo meio tortuosa pelos caminhos. Ursos, rios perigosos, caçadores ilegais, são pequenos exemplos do que ela e Dawn encontram.

" - Onde é que você conseguiu isso, Maple? - Eles atiraram em mim, Dawn, e como eu estava com medo de voltar, eu tirei a flecha do lago e a trouxe comigo."   pág. 128
E eu não consigo me lembrar de algo que não tenha gostado em A jornada. É lindo, emocionante, especialmente o final. O livro fala sobre acreditar, ter fé, sobre o amor de irmãs e como nunca tudo está realmente perdido. Sempre há esperança.

Parabéns, Erin E. Moulton, por ser tão criativa e escrever o livro que agora é um dos meus favoritos. Alguma dúvida de que eu recomendo?  =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...