20 abril, 2012

Resenha O caso dos dez negrinhos de Agatha Christie

O caso dos dez negrinhos foi escrito por Agatha Christie. Editora Abril Cultural, 205 páginas.

Sinopse:
"Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitával, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil."
___________


Eu esperava que o livro fosse algo como o de Sidney Sheldon, Manhã, Tarde & Noite. Humpf. Até parece. :P

O livro começa com os oito personagens principais (os outros dois aparecem só depois). São (ou eram) eles: o Juiz Wargrave, Vera Claythorne, Philip Lombrad, Anthony Marson, General Macarthur (nome é assim mesmo), Emily Brent, Dr. Armstrong e  ops, eu esqueci o nome... Ah sim, Willian Henri Blore.

Bem, voltando. Todos eles são convidados para visitar a famosa Ilha do Negro, que era a casa de um milionário norte-americano até que ele resolveu vender a ilha. Acabou sendo comprada para um tal de Sr. Owen.

Para chegar à ilha, era necessário usar um barco. Quando todos os oito convidados chegaram, foram recepcionados pelo Sr. Rogers e pela esposa dele, Sra. Rogers.

Era tudo muito bonito, em todos os quartos havia um poeminha sobre dez negrinhos - é claro, era o Ilha do Negro.

Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove
Um se engasgou então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir; não é biscoito!
Um cai no sono então ficaram oito.
Oito negrinhos vão à Devon de charrete
Um não quis mais voltar, então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis

Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. E depois?.
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não sobrou nenhum.

Na hora do jantar, enquanto todos estavam comendo, feliz da vida com a semana de férias que teriam, quando ouvem uma gravação vinda de sei-lá-onde. Uma voz gravada anunciou todos os nomes deles, e o nome das pessoas que tinham matado. Todos eles apareciam na gravação e todos eles tinham cometido um crime.

Assim que a gravação terminou, a Sra. Rogers se assustou e desmaiou, completamente nervosa pelo que acabara de ouvir. Enquanto eles ainda estavam na mesa de jantar, discutindo sobre a gravação, Anthony Marson  toma a bebida do seu copo, ele engasga e morre. Na manhã seguinte, a Sra. Rogers também aparece morta.

É assim que começa uma estranha sequência de mortes na Ilha do Negro. Não é possível sair de lá, pois o mar está muito agitado com as tempestades, então nada de um barco se aproximar. As mortes se seguem, cada uma mais horrível que a outra e - adivinhem! - acontecendo igualzinho como nos poemas.

Eu recomendo para aqueles que gostam de serial killers, daqueles bem pesados. Eu não consegui gostar do livro porque estava meio ocupada com medo! É sério, eu descobri que ODEIO serial killers. Se eu gostasse, teria uma nota quatro de cinco (vide Skoob) mas eu não gosto, então um dois de cinco tá perfeito.

PS.
Eu sei que a imagem ficou péssima...

Um comentário:

  1. Eu li esse livro e me apaixonei, mas porque também eu adoro serial killers. Um livro que tamém gostei de ler foi o "Colecionador de Ossos", mas acho que este é pior que o caso dos 10 negrinhos, então, acho que não vai gostar. rsrsrs

    Cada um tem um gosto, e isso faz a diferença.

    Bjkas
    Lala =)
    Blog Mundo Literário

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...