07 abril, 2012

Resenha Fazendo meu filme 3 de Paula Pimenta

O roteiro inesperado de Fani, terceiro volume da série Fazendo meu filme, foi escrito por Paula Pimenta. Editora Gutenberg, 419 páginas.

Fazendo Meu Filme 3"Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos. A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito..."

_______________________


Fazem exatamente 16 minutos que eu acabei a leitura. Eu ainda não consegui me recuperar da leitura.

De tudo.

FMF 3 tem uma única palavra que o descreve: emotivo. Tudo relacionado a ele é a emoção: amor, tristeza, alegria, tudo. Eu não sabia que podia existir um livro assim. Tão real.

Neste livro, Fani volta do intercâbio na Inglaterra, agora prestes a fazer 18 anos. Ela espera que esteja tudo como antes, mas a verdade é que nada ficou como estava. Sua família, suas amigas, sua vida. Ela cresceu, amadureceu, e bem, ganhou um pesinho extra também. Fani mudou.

Tudo o que ela quer é namorar e recuperar o tempo perdido com Leo. Mas ainda precisa fazer o esperado vestibular para Cinema, com que ela tanto sonhou. Ela começa a fazer o cursinho, estudando o tanto que pode.

O livro agora foca mais no que acontece com Fani e Leo. Deus, este garoto é muito ciumento, ele sente ciúmes do Christian, o ex lindão da Fani, que ficou lá na Inglaterra. Ciumento, fofo, querido e é do tipo eu-quero-agora-mesmo. Ou melhor, eu preciso de um Leo pra mim. Agora entram questões mais sérias sobre o relacionamento de namorados, amigos e família. Como você se sente quando tudo está mudando? E o que fazer quando sua mãe quer que você preste um vestibular que você sequer sonhou prestar? E quando ter uma primeira vez?

Também fala de coisas mais simples, sobre a amizade e as coisas que conseguimos aproveitar, sobre como os filmes são tão diferentes da vida real...
Fazendo meu filme 4
Próximo livro, cadastrado
no skoob pela autora
dia 4/4

É isso que Paula Pimenta aborda em FMF 3. São questões de uma jovem, que já deixou de ser adolescente e agora está entrando para a vida adulta. Sua decisões tem de ser adultas. Sem essa de ficar chorando o tempo todo, muito embora ela recupere a choradeira de FMF1. Ou pior ainda.

Fani ainda tem muitas inseguranças, muitas mesmo, mas está mais decidida do que quer para ela. Tenta a todo custo conciliar o namoro com os estudos, já que ela perdeu o vestibular do ano passado. Ela agora tem mais uma amiga, a Ana Elisa, com quem troca e-mails constantemente. Assim como mantém as conversas praticamente diárias com Natália (agora noiva do irmã da Fani, Alberto), Priscila e Gabi. Tenho que dar esse crédito à Fani, ela realmente sabe se organizar e estabelecer prioridades.

O Leo se mostra completamente fofo e ciumento (acho que já falei isso não é?). Ele é super paciente com a Fani enquanto ela se dedica ao vestibular, e ainda mais esperando o tempo suficiente até a primeira vez. Ai, ele é todo lindinho, eu queroooo. ^^

O romance de Fani e Leo começa a dificultar quando apareceno blog dela um comentário do Christian, todo intimidado, o que deixa o Leo furioso. Ele mesmo diz que tem ciúme do tal ex, porque este ocupou o lugar dele por um tempo, mesmo que Fani tenha escolhido o Leo. De verdade, o Christian é bem sem-noção. Ele fica atrás da Fani durante um bom tempo, e eu não vou contar, eu disse para mim mesma que não iria contar. Tá. Respira. Mas, por algum motivo, Christian aparece com uma nova oportunidade para Fani, o que complica ainda mais.

FMF 3 fala de amor. É um livro focado nisso, sobre como nós vivemos e aproveitamos o romance (não que eu esteja falando sobre experiências próprias), como nós criamos ele e o alimentamos a cada dia. Não sou a pessoa mais indicada pra fala sobre namoro, mas sou eu quem está escrevendo a resenha, então tudo isso é baseado no que eu li, no que eu vejo e no que eu espero poder sentir.

É bem assim mesmo, se for olhar. Quase tudo o que sentimos imaginamos antes, como vão ser as coisas, o que vai acontecer. O livro também fala sobre o destino quando a Fani, a Natália e a Gabi vão à dona Amélia, que é cartomante. Fani tira lições em cima do que a Amélia fala, sobre o namoro e o que vai acontecer na vida profissional.

E prestem atenção em todas as mensagens que o livro dá. Gente, elas são incríveis, eu adoro todas elas, inclisive hoje à tarde ou amanhã eu vou anotar as minhas preferidas e eleger a melhor para por no mural do skoob. São lindas.

Então, agora é só esperar por FMF 4, que eu vou conseguir não sei quando.

Super recomendo, se você tem alguma dúvida quanto a ler esta série (eu tinha), não tenha medo, pois ela fala só sobre a vida. A vida das adolecesntes, das jovens, todas as vidas.

PS.
Levei quase quarenta minutos para escrever esse pouquinho. Que tristeza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...