23 janeiro, 2012

Resenha O beijo das sombras de Richelle Mead

O beijo das sombras, primeiro volume da série Academia de Vampiros, foi escrito por Richelle Mead. Editora Nova Fronteira, 319 páginas.


Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma vampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
__________________

Respira fundo... Inspira, respira... Relaxe... Não surte... Você tem a continuação do mais-que-adorável livro que você acabou de ler... Relaxada, e pronta para fazer a resenha! Oh, esse livro me surpreendeu um bocado! Não esperava que ele fosse tão bom, em quase tudo. Mas acho melhor contar  a história de uma vez, não é mesmo?

Rose Hathaway é uma dampira - meio humana, meio vampira - que vive para proteger sua melhor amiga Vasilisa Lissa Dragomir, uma Moroi - uma sociedade de vampiros da realeza.

Há dois anos, Rose e Lissa fugiram da escola São Vladmir, onde Rose aprendia técnicas de combate para se tornar guardiã de Lissa, que só estudava. Os guardiões são dampiros treinados para proteger os Moroi, por razões bastante simples, embora eu as considere um tanto estúpidas. Dampiros só podem ter filhos relacionando-se com Moroi. E os vampiros malvados, os Strigoi, conquistam a imortalidade bebendo sangue Moroi. Os Strigoi, na verdade, se transformam. Um Moroi, um dampiro, qualquer um pode se transformar. Apenas beber o sangue de uma pessoa até matá-la. E, tá-dá, você é um Strigoi.

Voltando. Rose e Lissa fugiram após um acidente que matou os pais e o irmão de Lissa. Detalhe: o único lugar seguro no acidente era onde Lissa estava, mas de algum modo Rose conseguira sobreviver - milagrosamente.

Mas agora elas voltaram para a Escola, e todas as coisas que haviam deixado para trás estão de volta. Segredos, mentiras e coisas que jamais, jamais devem vir à tona. E como Rose perdeu dois anos de treinamentos, agora ela tem que fazer aulas extras com o guardião Dimitri Belikov.

Mistério, romance, magia e suspense... Tudo isso em O beijo das sombras!

Mais um para a lista de favoritos. Aliás, inclua também as continuações. Contando que levei dois dias para ler O beijo das sombras, também levei dois dias para ler a continuação Aura negra. Sim, eu já terminei, mas a minha irmã e colega de blog aqui disse:

Natália, se você vai fazer a resenha do primeiro, deixa que eu faço a resenha do segundo, tá?

Minha primeira vontade foi de bater nela, mas comecei dizendo que eu estava a um livro de vantagem, que ela demorava muito para fazer a resenha e todas as outras coisas, que sinto dizer, mas são verdades. Acabou que decidi o melhor meio era que, se dois dias depois de ela ter terminar a leitura AINDA não tiver feito a resenha, EU vou fazer.

Mas voltemos ao livro. Eu me apaixonei. A protagonista, Rose, é forte, decidida e totalmente fora. Ela soca o primeiro que debocha dela ou oferece um perigo a Lissa. É especialmente ressentida com a sua mãe, uma famosa guardiã que a deixou sob os cuidados de ninguém. Porém, apesar de ser naturalmente agressiva, é protetora integral de Lissa, teme por ela, e faz de tudo para mantê-la segura.

Toda a narrativa é ágil, forte e encantador. Tem partes mais sagazes e, digamos assim, picantes, mas não pensem em besteira! E também não esperem por partes mais melosinhas e calmas. Tudo é uma correria, pois agora os poderes de Lissa começam a serem revelados, e há toda uma história por trás. E antes que me perguntem, sim, eu respondo, Rose fica atraída pelo belo Dimitri. Ah, histórias de amor são completamente perfeitas e encrencadas neste livro.

E, por mais que eu odeie comparar, há coisas que me lembraram muito House of Nigth. Poderes, escola para vampiros, amor de aluna e professor, até mesmo a aparência física das protagonistas. Lembrete que eu custei a terminar o segundo livro de HoN, ao contrário de Vampire Academy. Então, desculpe, P.C Cast e Kristin Cast, mas quem levou o prêmio desta vez é Richelle Mead.

Um comentário:

  1. Sabe, eu não consigo ler mais livros de vampiros. Não dá, pelo menos não os que são verdadeiras comunidades e de estilo High School.

    Mas pelo o que você contou é o tipo de história adolescente que serve bem para passar o tempo.

    Flor, o blog é muito fofo. Estou voltando agora à blogsfera e adorei seu comentário.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...